Lamen com Acelga e Brócolis

Já tinha comido na Liberdade em São Paulo um lamen maravilhoso. Aí me interessei pra fazer aqui em casa (logicamente não sairia igual, não tenho raízes orientais, não que eu saiba!). Aqui em casa ontem tava tipo Kill Bill quando a mulher tá aprendendo a comer o arroz com pauzinho com o Pai Mei, só que com o lamen. E eu, ao invés da Uma Thurman. Igual!

foto-201

Me perdoem da foto, de celular, foi o máximo que consegui. A câmera estava sem bateria, as always, e aí deu nisso aí.

Eu vi uma receita de ramen no Jamie Oliver e me intrigou a palavra Ramen porque nunca tinha escutado falar assim! Então, é isso mesmo. Existem as duas palavras, Ramen e Lamen, mas é a mesma coisa. Ahhh, essa não é a receita do Jamie tá?!

Receita super fácil de fazer, até minha irmã que não sabe fazer pipoca consegue. Nesse friozinho, cai muito bem. Só não cai melhor que um cobertor, ou um aquecedor, ou dormir.:O)

Receita para 5 pessoas.

Essa receita vai ser em partes pois primeiro você terá que fazer o caldo de legumes.

Para o caldo de legumes (1 litro de caldo):

2 l de água (que vai acabar virando 1,5 litro porque vai ferver)
2 cebolas grandes
1 cenoura grande
3 dentes de alho
1 aipo
1 alhó poró
Meio maço de cheiro verde

Aqui é importante fazer um comentário. Eu costumava fazer com tomate e batata e o gosto ficava aquela coisa de “sopa”.  Dá pra fazer, já vi receita em que vai batata no caldo, mas melhor não colocar.

Corte tudo em 4 (cebolas, cenoura, aipo, alho-poró). Junte com o alho  e o cheiro verde, coloque em uma panela em que a água cubra todos os ingredientes e deixe ferver (até ferver pode ser em fogo alto e tampado. Só retire a tampa um pouco antes da fervura senão a água vai cair). Depois diminua e deixe por mais ou menos 1 hora.

Depois coe e reserve.

Para o lamen:

1,5 litro de caldo de legumes
1,5 litro de água
Meio sachê de caldo de galinha pronto (se for o tablete, um pouco menos da metade)
1/3 sachê de caldo de peixe em pó (sachê pronto industrializado)
Gengibre (1 colher de chá de gengibre ralada)
3 colheres de sopa de Shoyu
1 acelga inteira
1 brócolis inteiro
pimenta vermelha (chili) picada – ao gosto do freguês!
Macarrão para Udon (1 pacote)
Cebolinha

Macuméquefaiz?

Antes de começar: Sinceramente, eu sou completamente contra usar caldos, sopas, molhos industrializados. Acho que tem uma quantidade de sal absurda, além de ficar sempre com aquele gosto de artificial. Porém, vou ser sincera, gastar um peito de peru inteirinho para fazer o caldo, me dá um dó danado. Além de que pra fazer o caldo de peixe precisa de cabeça, espinha, etc, coisa que não se acha todo dia na geladeira. Por isso, prefiro comprar o saquinho de caldo de galinha pronto e o do peixe, e uso de vez em nunca só pra dar um gostinho.

Dito isso, avante! Misture o caldo de galinha, o caldo de legumes, a água e ferva. Quando ferver, misture o caldo de peixe, o shoyu, o gengibre, a pimenta e o brócolis. Deixe fervendo por uns 3 minutos e acrescente o macarrão. Deixe fervendo por mais uns 5 minutos. Pique a cebolinha. Por fim, com o fogão ainda ligado, acrescente a acelga e a cebolinha e deixe 2 minutos. Desligue e sirva.

ô delícia de macarrão, digo miojo, digo lamen…hahahah

foto-211

foto-190

Deixe um comentário

